abril 16, 2009

Tempos de Pedro II

“... Dificilmente se hoje um magnata pretendesse oferecer ao seu filho preceptores da mais alta qualidade, poderia superar o nível dos professores do Colégio Pedro II do meu tempo, o catedrático da disciplina de Canto Orfeônico entre 1949 e 1956 era, ... Heitor Villa Lobos. Tínhamos Canto Orfeônico nos quatro anos de ginásio. ... entrei em desespero pois não captava as notas musicais. Colei os ditados musicais do meu colega... Era 1951 e o presidente era Getulio Vargas. Voltou a Parada da Raça e o culto dos valores nacionais. Trezentos alunos do CPII iriam fazer uma apresentação em frente ao Ministério da Educação. O coral cantaria o Canto do Pajé de Villa Lobos e seria regido por ele. ... o anhangá fugiu, fugiu, fugiu/ oh manhã de sol, manhã de sol/ anhangá fugiu... O arranjo era em quatro vozes. ... No ensaio, ... Villa Lobos chama as professoras e as adverte – tem um menino na segunda voz desafinando. ... – era eu. Ouvido zero absoluto. ... A partir desta época minha mãe, coruja como ninguém, se gabava com os vizinhos – o meu filho foi distinguido pelo Villa Lobos.... “ (Liberato Ferreira, ex-aluno)
Em meados dos anos 70, alguns anos depois do Liberato, eu também estudei Canto Orfeônico no CPII e catedráticos como Celso Cunha, Jairo Bezerra e Rocha Lima entre outros eram os professores; apesar da disciplina rígida, as aulas, os professores, os bailes, o grêmio, as competições esportivas, o coro orfeônico, a banda de música e os desfiles cívicos atravessaram o tempo como algo mágico e o Colégio, símbolo de tradição e saber, foi responsável por muitos profissionais, ex-alunos apaixonados, de renome no cenário nacional.

Para mim foi um período fantástico, muito menina vivi a época da repressão, dos movimentos estudantis, dos seqüestros dos embaixadores, dos exilados, dos desaparecidos políticos, das músicas proibidas dentro de uma instituição federal de educação tradicional, mas que independente da época e do sistema também abrigava professores sensíveis e empiricamente inovadores que levaram muitos jovens a iniciar suas trajetórias políticas no Grêmio Estudantil do colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário