abril 16, 2009

Avós de Petropólis

Quando meu marido diz que o nosso encontro estava escrito nas estrelas, ele não está simplesmente sendo romântico... Quando nos conhecemos, há vinte e quatro anos atrás, não sabíamos que duas de nossas avós, jovens negras nascidas uma em 1907 e a outra em 1908, passaram sua juventude exatamente no mesmo lugar, trabalhando no mesmo ramo de atividade, freqüentando os mesmos saraus familiares, onde as valsas e modinhas eram freqüentes e se casando com filhos de imigrante, um português outro alemão. Se elas se conheceram? Infelizmente, não tivemos a oportunidade de comprovar.




Quando elas nasceram a escravidão estava finalmente terminando, a continuação do processo abolicionista se dava pelas mãos das massas cansadas dos castigos; em 1910 o marinheiro negro João Cândido, era o líder do motim contra uma permanência escravista na Marinha: o castigo das cem chibatas em marinheiros rebeldes que eram geralmente negros e pobres. Os revoltosos foram mortos quando depuseram armas acreditando num acordo, mas os limites haviam sido estabelecidos. Os negros se inseriram definitivamente na sociedade como cidadãos livres e operários atuantes nos novos tempos que se iniciavam, embora ainda fossem negros.
O desenvolvimento econômico de Petrópolis, e outras regiões serranas, veio através de sua ligação com o governo imperial e por ter sido o lugar escolhido para a implantação de um projeto de substituição da mão-de-obra escrava pela imigrante.


O governo esperava que negros e mestiços se casassem com imigrantes europeus para “diluir” a raça negra na população brasileira, meus avós acreditaram e aqui estou eu... pele clara, olhos verdes, cabelos lisos e traços faciais que... em nada disfarçam o meu pé na cozinha...

4 comentários:

  1. Yvelise, querida amiga,
    Amo história... seu blog é um oásis que nos ensina, encanta e nos alimenta com conhcimentos...
    Um abraço,
    Luísa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, nesta mistura e nova arrumação não tinha lhe encontrado , agora eis que vc está aqui... bom. adoro este seus relatos e está ispirtador para mim. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, sumidinha, há uma surpresa para você no post de hoje do Multivias!

    ResponderExcluir