abril 16, 2009

Meu bisavô materno

Contestar é genético... Em 1940, meu bisavô João Ramos dirigiu-se a redação do jornal Diário de Notícias para denunciar os baixos valores atribuídos as aposentadorias dos trabalhadores da área têxtil. Esses trabalhadores colaboraram no crescimento do primeiro surto industrial brasileiro iniciado em 1880.




A importância desse surto para o Rio de Janeiro é tamanha que, das indústrias de fiação e tecidos de algodão do então Distrito Federal que participaram da Exposição Nacional de 1908, todas haviam sido fundadas até o ano de 1891.Algumas fiações desta época no Rio de Janeiro são: Tecidos Aliança, Confiança Industrial, Tecidos Carioca, Tecidos Corcovado, a Fábrica São Cristóvão e a Fábrica Cruzeiro.E, em Petropólis (origem da minha, graças a Deus, miscigenada família)a Imperial Fábrica de Tecidos São Pedro de Alcântara e a Fábrica de Tecidos Cometa, onde trabalhou o meu bisavô e onde hoje só existem as ruínas das chaminés.

3 comentários:

  1. LEGAL. ONTEM MESMO ESTIVE LÁ NA SERRA E VISITEI AS RUÍNAS. FIQUEI IMPRESSIONADO COM A DESTRUIÇÃO. NINGUÉM PRESERVA NADA, SÓ INVADEM E DESTROEM. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. ola,meu bisavô trabalhou na fábrica de tecidos corcovado,vc saberia me dizer onde posso achar fotos antingas de operários,ou quem sabe livro de funcionários dessa fábrica?Sou pesquisadora, e estou batendo cabeça, pq aqui no Rj, ninguem sabe informar para onde foram levados os docs dessa fábrica.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia, acredito que vc está falando da fábrica que ficava no Jardim Botânico e cuja demolição, junto com a Companhia de Tecidos Carioca, originou as ruas residenciais do bairro. Os arquivos de todas essas fábricas desapareceram junto com suas demolições, salvo os documentos guardados por familiares de antigos funcionários e/ou descendentes dos proprietários. Sinto não poder ajudar mais, mas os meus arquivos são familiares e relacionados a região serrana de onde vem a minha família.
      Boa sorte,e por favor me conte o que conseguir. Vc sabia que o pai de Oswaldo Vruz foi médico dessa fábrica, as vezes por outros caminhos chegamos a algumas informações. O trabalho - http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n78/n78a02.pdf - faz referencias a primeira creche brasileira para filho de operários e que foi fundada pela Corcovada, assim como um programa de Montepio, talvez por ai vc também encontre algo... quer dizer se vc já não tiver tentado esses caminhos..

      Excluir